sábado, 27 de novembro de 2010

Baropodometria - Teste da Pisada

Tipos de Pisadas- Conesiologia

Tipos de pisadas

introdução

Conhecer os tipos de pisada, é um fator essencial para melhor escolha do calçado. É fundamental que as pessoas saibam que existem disponíveis no mercado, calçados os quais são fabricados com base em cada tipo de pisadas. Já que o uso do tênis inadequado para certas práticas de exercícios físicos pode ocasionar lesões e problemas na saúde do pé e da coluna.

Para indicar o calçado adequado a determinada tipo de pisada, é necessário que o fisioterapeuta tenha o conhecimento ideal da anatomia, e biomecânica do Tornozelo e Pé.

O uso do tênis inadequado, pode ocasionar lesões, dores, e até mesmo fazer com que a pessoa não consiga mais andar ou correr, nos casos mais graves.


Anatomia dos pés

O Pé é composto por 26 ossos. 7 ossos do tarso (tálus , calcâneo, cubóide, navicular e os três cuneiformes); 5 ossos do metatarso; 14 falanges (três para cada um dos dedos, exceto para o hálux , que tem apenas duas).

Os ossos unidos por ligamentos que totalizam número de 107, formando as articulações.


Tipos de pisadas

As pisadas são classificadas da seguinte maneira:

PRONADA NEUTRO SUPINADA

Pisada pronada

Mais de 75% da população mundial tem tipo de pisada pronada

A pronação acontece quando, durante a movimentação, a parte de fora do calcanhar toca o chão e o pé inicia a rotação para dentro e só depois se endireita, terminando a pisada no dedão.

A pronação é um problema de hipermobilidade.

Uma quantidade moderada de pronação é necessária para que o pé funcione apropriadamente, no entanto, lesões podem acontecer com a pronação excessiva. Quando isso acontece, o arco do pé se achata, alongando músculos, tendões e ligamentos que ficam na parte inferior do pé.


Pisada supinada

Supinação é o oposto de pronação. Ela acontece quando, durante a movimentação, o calcanhar toca o solo e o pé inicia uma rotação para fora até se endireitar e terminar a pisada no dedinho. Aumentando o impacto entre as articulações

Pé supinado é, em geral, muito rígido.

Uma quantidade normal de supinação acontece quando, durante a pisada, o calcanhar deixa o solo e os dedos são usados para a propulsão do corpo. No entanto, a supinação excessiva põe uma carga grande nos músculos e tendões que estabilizam o tornozelo, o que pode fazer com que o tornozelo rotacione totalmente para fora, resultado em torção ou até mesmo na ruptura total dos ligamentos.

Pisada neutra

A pisada neutra inicia no lado externo do calcanhar e movimenta o pé rapidamente direcionado para a área da planta do pé, terminando com a parte da frente do pé inteira tocando o solo.

A grande maioria dos corredores com pisada neutra usam tênis da categoria neutro-amortecimento. Mas dependendo do seu arco do pé, o tipo

CALÇADOS adequados

PISADA PRONADA: Uma pessoa com este tipo de pisada deverá escolher um tênis com ótimo controle de movimento (retropé), menos flexível e muita estabilidade.

PISADA SUPINADA: Uma pessoa com este tipo de pisada é indicado o uso de um tênis bastante flexível e que possua um ótimo sistema de amortecimento e distribuição de impacto.

A escolha do tênis ideal

Pronação e supinação são problemas biomecânicos. Usar um tênis de corrida apropriado para o seu tipo de pisada vai ajudá-lo a prevenir lesões.

Em primeiro lugar, é preciso entender que os tênis de corrida, em geral, são agrupados em sete categorias: estabilidade, amortecimento, durabilidade, flexibilidade, leveza, ajuste e tração. Essas categorias irão

Estabilidade: A estabilidade do calçado está
relacionada á neutralização do tipo de pisada de acordo com a atividade exercida, é responsável por manter o pé firme ao solo durante o deslocamento nas mais diversas situações e nos mais diversos tipos de terrenos.

Amortecimento : O sistema de
amortecimento auxilia na redução de impacto sobre as articulações ,evitando possíveis lesões articulares principalmente sobre tornozelos e joelhos.

Durabilidade: É praticamente o tempo
que o material resiste com a ação do tempo, bem como a depreciação durante a execução da pratica esportiva. É relacionada também a vida-útil do material para uma substituição.

Flexibilidade: Relacionado ao conforto
interno, e é utilizada comumente em atividades que requerem determinada elasticidade para a realização de deslocamentos. Os esportes que exigem um deslocamento de corrida explosiva

Leveza: É basicamente o peso do calçado, e de que forma esse peso pode influenciar no desempenho final.

Ajuste: Mensura o conforto de acordo com a estabilidade necessária para a prática desportiva de acordo com biomecânica da atividade em questão. Nesta característica é importante salientar que esta relacionado os aspectos do conforto e do desempenho, uma vez que um calçado

Levando em consideração essas características, pode-se fazer uma escolha do desempenho esportivo, e o mais importante que é minimizar o risco de lesões como :dores musculares, fascite plantar, tendinites ,canelites, dor na coluna e nas articulações do membro inferior , lesões na pele como bolhas ,calos etc.O importante é que o atleta consiga realizar seu trabalho com o maior conforto e melhor performance


Principais Lesões

Lesões por S upinação exces s iva - Entorses por inversão do tornozelo. - Síndrome do estresse tibial medial - Tendinite dos fibulares . - Síndrome do atrito no trato iliotibial. - Bursite trocantérica. - Fratura por estresse do 5º metatarso (fratura de Jones)


Diagnóstico da pisada

O modo mais exato de descobrir o tipo de pisada é fazendo o exame de barometria que dura em média 20 minutos e deve ser feito tanto por atletas quanto por pessoas sedentárias que costumam usar tênis no dia-a-dia. O teste consiste em uma fina palmilha que contém filetes computadorizados que identificam os pontos de maior tensão do pé durante a pisada. O exame deverá ser avaliado pelo


Lesões por Pronação exces s iva - Fratura por estresse do navicular. - Fratura por estresse do 2º metatarso ( fratura de March). - Joanete. - Fasciíte plantar. - Tendinite do tibial posterior . - Tendinite do tendão calcâneo (aquiles). - Síndrome do estresse tibial medial (sóleo e tibial posterior).


PREVENÇÃO DE LESÕES


Avaliação médica, física e postural . - Treinamento aeróbico e anaeróbico adequado e individualizado. - Reforço muscular. - Exercícios de alongamentos. - Alimentação adequada. - Uso de Calçados adequados à sua pisada.


Conclusão

Tendo em vista que o calçado é um instrumento favorável para minimizar patologias. Ele se torna indispensável no ato de uma correção postural. Evitando lesões, potencializando performance de atletas e garantindo conforto simultaneamente. Preservando da integridade física do atleta em questão. E dentro disso, é de fundamental importância saber qual é o tipo de calçado ideal para realizar


Fonte:http://www.ebah.com.br/tipos-de-pisadas-conesiologia-pptx-a59990.html

sábado, 20 de novembro de 2010

The Best Reasons for Building MUSCLE: Burn Fat and Get Stronger

The best way to burn fat (ABC Health)

Personal trainer: o profissional da boa forma

Os personal trainers chegaram para ficar. O que antes era considerado moda ou acessível apenas ao luxuoso mundo dos artistas está ganhando cada vez mais adeptos. Hoje, os amantes da boa forma já podem contar com o apoio desses profissionais que se dedicam a orientar e incentivar a prática de exercícios físicos.

Em Juiz de Fora, um dos pioneiros nesse ramo foi Eduardo Barbosa. Formado em Educação Física com especialização em atividades motoras em academias, há quatro anos se divide entre as aulas e o acompanhamento pessoal. Para ele, no início, a procura era tímida porque ainda não havia uma mentalidade voltada para este novo tipo de preparação física na região. Somente a partir do momento em que o treinamento personalizado começou a ganhar um destaque a nível nacional, a demanda disparou e o mercado local passou a crescer. Desde então, os personal trainers não têm do que se queixar. Com a hora/aula custando R$20, em média, o aluno que fizer três horas de exercícios semanais vai pagar R$240,00 por mês. Um preço bem maior que o cobrado pela matrícula comum nas academias, mas que pode valer à pena.

Eduardo acredita que uma das principais vantagens oferecidas por esta nova modalidade é a motivação. O fato de o aluno ter um acompanhamento completo de suas atividades físicas, orientação nutricional e um apoio emocional não o deixam desistir.

Além disso, há um maior envolvimento de ambas as partes e uma cobrança constante do professor, o que permite uma melhor avaliação do aluno e agiliza o aparecimento de resultados com total segurança.

O empresário Lawrence Mateus, há dois anos, optou pelo acompanhamento de um personal trainer e está satisfeito. Com três horas semanais de exercícios, ele confirma que a cobrança e a rigidez do professor realmente funcionam como um estímulo. De acordo com Lawrence, a principal vantagem de um trabalho personalizado é o direcionamento da atividade física e a mudança de objetivos a cada estágio. Quando contratou este tipo de serviço, ele pretendia queimar gorduras localizadas. Depois, procurou desenvolver atividades aeróbicas e, atualmente, trabalha na manutenção da atividade física. "Todo este acompanhamento cria uma dependência positiva entre professor e aluno", afirma.

Outra vantagem é quanto ao horário. Quem tem pouco tempo ou não gosta de freqüentar academias pode fazer os exercícios em casa e organizar as aulas da maneira que lhe convier. Para tanto, é preciso que se tenha alguns materiais básicos como colchonete, halteres, caneleira, aparelho de abdominal e, pelo menos, um equipamento de exercício aeróbico como bicicleta ergométrica ou esteira, além de espaço suficiente para que as atividades sejam desenvolvidas.

Márcio Lácio, proprietário de academia e com especialização em personal trainer para atividades aquáticas, lembra que o acompanhamento favorece a elaboração de exercícios específicos para pessoas com problemas cardíacos, diabetes, hipertensão e até mesmo gravidez.


Professores precisam ter pós-graduação

Apesar das diversas vantagens, o personal trainer Eduardo recomenda atenção na hora de contratar um profissional. "Quem quiser atuar na área deve fazer um curso de pós-graduação. Por se tratar de um trabalho personalizado e especializado, quanto maior o conhecimento e mais atualizado estiver o profissional, melhor será", diz.
Um curso de pós-graduação dura em torno de seis meses a um ano, com aulas práticas e teóricas. Eduardo alerta ainda para o perigo dos "atletas-professores", que não são habilitados, não tendo conhecimentos suficientes para atuarem como personal trainers. Por isso, ele comemora a criação do Conselho Federal de Educação Física, CONFEF -, a legalização da profissão e a conseqüente fiscalização que está sendo feita.

O professor da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Juiz de Fora e personal trainer, Marcelo de Oliveira Matta, também é a favor do CONFEF. Contudo, ele acredita que apenas a graduação seja suficiente para habilitar o aluno a ser tanto professor de ginástica nas academias, clubes e escolas quanto personal trainer. "Na própria faculdade, os alunos têm disciplinas que dão embasamento teórico e que ensinam como prescrever atividades físicas. Por isso, uma especialização não é fundamental".

Os professores alertam: seja em casa, na rua ou na academia, acompanhado ou não por um personal trainer, é importante que se pratiquem exercícios regularmente. Além de proporcionar melhor condicionamento físico e perda de peso, as atividades melhoram a qualidade de vida e a saúde das pessoas. É fundamental, entretanto, procurar um médico para uma avaliação física antes de dar início às atividades.


Dançar também faz bem à saúde

É possível ainda variar ou conciliar os alongamentos e a malhação com outros tipos de atividade, como a dança, por exemplo. Basta apenas haver o interesse do aluno e a capacidade do personal trainer. A professora Magali Nazaro, especialista nas danças de salão e do ventre, dá aulas particulares, geralmente procuradas por mulheres entre 45 e 60, e coletivas, normalmente freqüentadas por alunas com menos de 30 anos. Ela acredita que a procura é grande em virtude de fatores como o modismo, muito incentivado pela televisão, e pelo fato de a dança propiciar prazer, condicionamento físico e sensualidade.


Fonte:http://www.acessa.com/arquivo/viver/vida_saudavel/2000/01/20-Personal_trainer/

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Nutritional Health : How to Eat a Heart-Healthy Diet

The Best Diet for Preventing Heart Disease

La dieta de un deportista: proteínas, carbohidratos, lípidos,

Sem proteínas, seu corpo vai à falência : Esse nutriente é indispensável à sua dieta, saiba onde encontrá-lo

Sem proteínas, seu corpo vai à falência

Elas estão presentes em três grupos da pirâmide alimentar: leite e derivados; carnes e ovos; leguminosas. Somando tudo isso, devem reunir de 15 a 20% das calorias totais do cardápio diário. (Conheça os segredos da pirâmide alimentar). Só por aí, já dá para notar a importância que as proteínas têm na alimentação. A responsável pela equipe nutricional do Minha Vida, Roberta Stella, ressalta o papel desse nutriente.

As proteínas obtidas através dos alimentos desempenham diversas funções no organismo. Elas estão envolvidas na reparação do tecido corporal, na formação de enzimas, hormônios, anticorpos, no transporte de triglicérides, colesterol e vitaminas pelo corpo , lista. Isso tudo sem falar da energia que elas oferecem para mantermos o esqueleto em pé. A cada grama de proteína, você pode contar com a energia de 4 calorias a mesma quantidade fornecida pelos carboidratos. (


Ou seja, cortando esse nutriente do cardápio, você vai causar um rebuliço no seu organismo. As proteínas participam de processos metabólicos importantes. Sem elas, as funções dos aminoácidos podem ficar comprometidas , alerta Roberta.

Por dentro das proteínas

A especialista explica que as proteínas são estruturas químicas que contêm carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio em sua composição. A mistura de tantos ingredientes garante o sucesso das atividades que elas desempenham no nosso corpo. Colágeno e queratina, responsáveis pela composição dos cabelos e das unhas, são exemplos de proteínas naturalmente presentes na nossa constituição física.

Já o time obtido pela alimentação é sintetizado de várias formas. Os vegetais produzem o nutriente a partir do nitrogênio encontrado em substâncias presentes no solo. As leguminosas extraem o gás do ar atmosférico, contando coma ajuda de bactérias presentes em suas raízes para que ele seja metabolizado. Os animais, por sua vez, obtêm as estruturas necessárias para formação das proteínas a partir de outros alimentos (tanto os de origem animal, quanto dos de origem vegetal).


O que são aminoácidos?

Quando ingeridas, as proteínas são quebradas em pequenas estruturas, que levam o nome de aminoácidos , esclarece a especialista do Minha Vida. Juntos no organismo, os aminoácidos formam outras proteínas, que farão parte das enzimas, dos hormônios, das hemoglobinas, das vitaminas, dos transportadores e de muitas outras substâncias.
Essenciais para a produção de novas proteínas, os aminoácidos se dividem em três tipos: indispensáveis, dispensáveis e condicionalmente indispensáveis.

Na lista dos indispensáveis, encontram-se treonina, triptofano, histidina, lisina, leucina, isoleucina, metionina, valina, fenilalanina. Todos eles já são produzidos pelo organismo, porém, em quantidade insuficiente. Para suprir essa necessidade, eles precisam ser obtidos pela alimentação. Já os dispensáveis são aqueles que somente o organismo se encarrega de produzir. Entre eles estão alanina, ácido aspártico, asparagina, ácido glutâmico e serina.

O time composto pela arginina, cisteína, glutamina, glicina, prolina e tirosina compõem os aminoácidos condicionalmente indispensáveis. Isso significa que, quando a síntese feita pelo organismo não é suficiente, eles precisam ser obtidos através dos alimentos, diariamente. Confira, a seguir, o desempenho de cada aminoácido no organismo.

Todos eles estão presentes em alimentos ricos em proteínas, como carnes, leite, abacate, abóbora, feijão e soja:

Triptofano: participante da produção da vitamina niacina e do neurotransmissor serotonina, responsável pela sensação de bem-estar.

Metionina: um dos responsáveis pela fabricação de compostos como colina e carnitina, esse aminoácido ajuda na formação de tecidos do corpo.

Fenilalanina: dá origem à tirosina e, juntas, produzem a tiroxina e a epinefrina.A tirosina está envolvida na formação do pigmento da pele e dos cabelos.

Arginina e citrulina: fazem parte da formação da uréia no fígado. Glicina: se alia a substâncias tóxicas transformando-as em substâncias não-prejudiciais à saúde e que, depois da união, são excretadas pelo organismo

Histidina: aminoácido formador da histamina, que causa a dilatação dos vasos sangüíneos.

Glutamina: o aminoácido mais abundante no plasma e nos músculos.

Fonte:http://www.minhavida.com.br/conteudo/10034-sem-proteinas-seu-corpo-vai-a-falencia.htm

sábado, 13 de novembro de 2010

Alimente seus músculos

Uma das mais recentes boas novas na área de nutrição, divulgadas pela Universidade de Connecticut, EUA, lista oito alimentos de peso para aumentar a massa muscular. A genética ajuda: "Quem tem uma combinação ideal de genes responsáveis pelo aumento das fibras musculares não precisa se esfalfar na academia", diz Tamara Mazaracki, especialista em medicina ortomolecular e nutrologia no Rio de Janeiro (RJ).

Para quem não tem essa vantagem, o conselho é buscar reforço numa dieta adequada. "Setenta por cento da massa muscular resulta da alimentação e do descanso, enquanto os outros 30% vêm dos exercícios de força", explica Júlio Neves, médico especializado em qualidade de vida, de Salvador (BA).

Proteínas são essenciais: "Quem faz atividade física regular mas não é atleta deve consumir 15% das calorias provenientes da proteína", diz o nutrólogo Alexandre Merheb, do Rio de Janeiro. "As iniciantes precisam ingerir 1,7 grama de proteína por quilo de peso corporal", completa Júlio Neves. Exemplo: se você pesa 55 quilos, precisa de 93 gramas de proteína por dia ou cerca de 400 gramas de carne vermelha.

Segundo a médica do esporte Fernanda Lima, chefe do Ambulatório de Medicina da Universidade de São Paulo, estudos mostram que acima de 1,78 grama de proteína não há aproveitamento do nutriente na formação da musculatura. Para um melhor aproveitamento dos nutrientes, Júlio Neves recomenda fazer a refeição no máximo 30 minutos após o treino.

"Nesse intervalo, existe a chamada janela de absorção, em que os nutrientes são usados para a reposição, no fígado e nos músculos, do glicogênio, um tipo de carboidrato usado como fonte de energia para o crescimento muscular, mas que não é depositado sob a forma de gordura." Isso significa que aquilo que você ingerir meia hora após os exercícios não vai se transformar em calorias extras.

A nutricionista Flávia Abdallah, de São Paulo (SP), destaca o papel dos carboidratos na formação muscular. "A proporção ideal é de 3 gramas de carboidratos para 1 grama de proteína." Para melhorar a absorção das proteínas, ela sugere acrescentar alimentos ricos nas vitaminas C e E, além de betacaroteno.

1 ovo (com gema): a proteína perfeita

Como forma músculos - O ovo é o alimento com o mais alto valor biológico - uma espécie de medida da quantidade de proteína que um alimento é capaz de fornecer ao corpo. É verdade que a proteína da carne é mais eficiente para a construção muscular. Mas a gema, além da proteína, contém a vitamina B12, necessária para diminuir os níveis de gordura e ajudar na contração muscular.

Quantidade ideal - Consuma ovos com gema, sem medo, mas não fritos, porque cada um tem 120 calorias. Embora a gema ainda tenha a má fama de aumentar o teor de colesterol do sangue, é a maior fonte conhecida de colina, substância que ajuda a dissolver essa gordura nas artérias", explica Tamara Mazaracki

2 iogurte: porção de ouro

Como forma músculos - "O iogurte tem aminoácidos essenciais em altas porcentagens", diz o clínico geral Júlio Neves. "Esse alimento é decisivo no crescimento muscular, porque combina proteína e carboidrato em doses ideais." Um copo fornece 10% da nossa necessidade diária de proteína. A versão com frutas é ainda melhor, porque aumenta os níveis de insulina, uma das chaves para reduzir a perda protéica que costuma acontecer após o exercício.

"É uma boa fonte de cálcio, mineral importante para a contração muscular", completa Tamara Mazaracki. Quantidade ideal - "Tome um ou dois potes de iogurte diariamente. "Sem açúcar ou adoçante é melhor, porque esses ingredientes diminuem a ação dos lactobacilos e também o teor de vitaminas do complexo B", explica a nutróloga.


3 salmão: combustível do crescimento

Como forma músculos - Altamente protéico, tem grandes quantidades de ômega-3, uma gordura que ajuda na recuperação da massa muscular. "Devido à ação antiinflamatória, permite a assimilação de novas proteínas pelas fibras", diz Tamara Mazaracki. Quantidade ideal - Consuma três vezes por semana, mas lembre-se: uma posta ou um filé médio de salmão tem 150 calorias. Para melhor aproveitar os nutrientes, prepare o peixe em baixa temperatura e evite cozinhar demais.

4 carne vermelha: rainha da creatina

Como forma músculos - Esse aminoácido é produzido no fígado e nos rins. Sem ele, não há energia. As carnes, principalmente a vermelha, é o alimento número 1 em quantidade de creatina, essencial para a construção muscular. Mais: contêm ferro, zinco, niacina (vitamina B3) e vitamina B12 - nutrientes cruciais para quem quer resultados. Quantidade ideal - A carne vermelha deve ser consumida de duas a três vezes por semana. Um bife médio de carne magra tem de 150 a 200 calorias e não compromete a dieta.

5 azeite de oliva: o líquido da energia

Como forma músculos - A gordura monoinsaturada ômega-9 tem ação anticatabólica, ou seja, age contra inflamações, que provocam o desgaste e a fraqueza muscular. Quantidade ideal - Use de uma a duas colheres de sopa por dia, em saladas e também para cozinhar. Lembre-se, porém, de que cada colher conta 110 calorias. Olho vivo!

6 amêndoas: remédio para a massa muscular

Como formam músculos - Elas são uma das maiores fontes da vitamina E alfatocoferol, a forma mais bem absorvida pelo corpo e um potente antioxidante, que pode ajudar a prevenir os danos provocados pelos radicais livres após o treino. E quanto menos agressões praticadas pelos radicais livres, mais rapidamente seus músculos vão se recuperar. Quantidade ideal - "Consuma 15 unidades por dia, no lanche ou na salada", sugere a nutróloga. "Já que dão saciedade, coma cinco amêndoas antes do almoço e outras cinco antes do jantar para aplacar a fome."

7 água: um banho de força

Como forma músculos - Oitenta por cento da massa muscular é composta de água. Mesmo uma diminuição tão pequena quanto 2%, por transpiração ou falta de ingestão, pode prejudicar a perfomance. Um estudo realizado na Alemanha dá conta de que quanto mais desidratado seu corpo estiver, mais lentamente ele vai utilizar a proteína para construir músculos.

"A perda excessiva de água reduz o consumo máximo de oxigênio, fator importante no desempenho físico", explica Tamara Mazara-cki. "Um músculo com apenas 3% de desidratação, por exemplo, tem uma perda de 10% na força de contração e de 8% na velocidade de reação. Quando o músculo está desidratado, o cansaço chega rápido." Mesmo em repouso durante 24 horas, você perde 1 litro de água - 400 ml pela respiração e 600 ml através da pele. Ao se exercitar, essa perda aumenta. Por isso, beba água antes, durante e depois do exercício.

"O ideal é beber pequenos goles a cada 10 minutos", aconselha a nutróloga. "Se você esperar ficar com a boca seca, seus músculos já estarão sofrendo com a falta de água", completa. Segundo Júlio Neves, a glicose (um derivado do carboidrato também necessário para o ganho de massa muscular) só é incorporada ao músculo na presença de água.

"Para cada grama de glicose armazenada no músculo e no fígado, são necessários 3 miligramas de água", explica. Quantidade ideal - Varia de acordo com o clima e o treino. "Para saber se você está ingerindo o necessário, observe a cor da urina. Quanto mais clara, mais bem hidratado está o organismo", ensina Júlio Neves.

8 café: estimulante imbatível

Como forma músculos - Para ter mais gás durante o exercício anaeróbico (que não usa o oxigênio), caso da musculação, o cafezinho é tiro e queda. "A cafeína é uma substância ergogênica, ou seja, melhora o desempenho, a concentração e a disposição para malhar", diz Júlio Neves. "Além disso, o café aumenta o uso de gordura corporal para gerar energia", completa Tamara Mazaracki. Beba de 30 a 60 minutos antes da atividade. Quantidade ideal - "Você pode tomar até dois cafés expressos ou, então, pedir ao seu médico que receite uma fórmula em cápsula", sugere Júlio Neves.

Para quem sofre de úlcera ou algum tipo de doença cardíaca, a bebida é desaconselhada. "Mesmo quem é saudável pode ter distúrbios como arritmias, gastrite, insônia e irritabilidade se ingerir a bebida em excesso", alerta Fernanda Lima. A médica Tamara Mazaracki lembra, ainda, que o excesso de cafeína do mate ou do chá verde pode alterar a absorção de minerais e vitaminas.


Por: Thais Cavalheiro

Fonte:http://www.sitemedico.com.br/sm/materias/index.php?mat=446

sábado, 6 de novembro de 2010

CUIDADOS COM A POSTURA - CORPO E SAÚDE - WWW.ARTEDEVIVER.COM

Esportes radicais nas férias

As férias de verão estão chegando e você pode ter momentos mais ativos e produtivos enquanto está afastado das salas de aula. Por isso, se você está de bobeira em casa, mesmo que apenas durante um final de semana, espante a preguiça e dê um pouco de aventura à sua vida praticando esportes...radicais. Os esportes radicais servem como verdadeiras "descargas de energia" ajudando você não só a relaxar, mas também, a queimar calorias. Ou seja, de quebra, você também pode ficar mais "leve" durante um final de semana de aventura.

O bom de tudo isso é que, se você curtiu a idéia, nem vai precisar se preocupar em gastar muito ou andar por aí atrás de agências que ofereçam roteiros descolados, basta dar uma olhada nos pacotes turísticos disponíveis nas agências experimentais de turismo, aquelas mantidas por algumas instituições de Ensino Superior que oferecem graduação em Turismo. (Saiba mais lendo a matéria Turismo bom e barato).

Para quem está em São Paulo, por exemplo, procurar a Universidade Metodista pode ser uma boa opção. Além de montar pacotes radicais em cidades como Brotas, Socorro e Analândia - famosas pelo turismo de aventura -, neste mês de julho, a instituição está oferecendo um final de semana no Petar - Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira, em São Paulo. Nos dias 1º e 2 de julho os turistas poderão conhecer o local que abriga 215 cavernas, por meio da atividade chamada de "caving" - exploração de cavernas. Durante o circuito, os turistas passarão por trilhas e cachoeiras. As despesas com hospedagem e alimentação estão todas inclusas no pacote que, por pessoa, custa R$ 370,00. "Universitários chorões podem ter um desconto ou um parcelamento do valor", diz o coordenador da agência experimental de Turismo da Metodista, Thales Navarro Alves Monteiro.

Trekking: história e curiosidades

A palavra trek tem sua origem na língua africâner, da África do Sul. Passou a ser amplamente empregada no início do século XIX, pelos vortrekkers - primeiros trabalhadores holandeses que colonizaram a África do Sul.

O verbo trekken significava migrar e carregava uma conotação de sofrimento e resistência física, numa época em que a única forma de se locomover de um ponto a outro era caminhando.

Quando os britânicos invadiram a região e estabeleceram seu domínio político na África, a palavra foi absorvida pela língua inglesa e passou a designar as longas e difíceis caminhadas realizadas pelos exploradores em direção ao interior do continente, especialmente na busca de novos conhecimentos, como a nascente do rio Nilo e as neves do monte Kilimanjaro.


Origem dos esportes radicais

Mas o que são e de onde surgiram os esportes radicais? Tais esportes são assim considerados pois oferecem mais riscos do que os esportes em geral, o que os torna mais emocionantes, já que exigem um maior esforço físico e maior controle emocional. Eles também são assim chamados porque estão envolvidos em situações extremas de limite físico ou psicológico dos participantes. No início, eram considerados esportes radicais a prática do paraquedismo, snow board e vôo livre. Com o tempo, atividades como o rafting, trekking, cannoying, verticália, entre outras, foram incorporadas à lista dos esportes de aventura.

Segundo especialistas, estas atividades fazem muito bem à saúde, mas exigem um certo preparo físico. Por isso, antes de investir em qualquer uma destas práticas o "atleta de plantão" deve se informar do que é preciso saber ou fazer para exercitar-se com segurança. O professor de Educação Física e Turismo da São Judas, que ministra as disciplinas de Lazer e Recreação, Luiz Aurélio Sham Lian, reforça ainda que, antes de se infiltrar em uma das modalidades, o praticante deve se informar sobre a qualidade e a idoneidade da empresa que oferece este tipo de prática. "Isso ajuda não apenas a evitar acidentes, como também, a orientar os praticantes a se sair melhor durante a prática do exercício."

Além do cuidado excessivo com a segurança - pelo perfil destas práticas esportivas -, há algumas restrições quanto ao perfil dos praticantes dos esportes de aventura. Segundo o diretor-presidente da Águas Radicais, Antônio Robes Neto, graduado em Educação Física, embora a prática de atividades físicas seja bem-vinda a toda e qualquer pessoa, no caso dos esportes radicais, devem ser observados cuidados especiais com cardiopatas, hipertensos, grávidas, pessoas com distúrbios ou problemas de vertigens e desmaios freqüentes. "Há uma atenção especial a estes grupos de pessoas, mas todas as atividades são totalmente monitoradas por profissionais capacitados e responsáveis, prontos para atender as mais diversas eventualidades", diz.

Por que praticar?

Na maior parte dos casos, o principal motivo das pessoas abandonarem o conforto das grandes cidades para praticar esportes radicais é a fuga da monotonia do dia-a-dia de uma cidade grande. A prática destas atividades funciona como uma válvula de escape para o stress urbano, originado por excesso de trabalho, má alimentação, violência, trânsito. "Os benefícios do lazer proporcionado por tais práticas causam uma sensação de bem-estar momentâneo muito forte. É mais ou menos o que acontece quando se desce por um tobogã ou por uma montanha-russa", compara Sham Lian.

Tais práticas são consideradas ainda estimulantes graças ao excesso de adrenalina liberado pelo corpo. Além disso, proporcionam um aumento da autoconfiança dos praticantes que conseguem superar obstáculos impostos por estes esportes. "Tais esportes liberam uma dose elevada de adrenalina que, após o término da atividade, causa uma sensação de relaxamento", acrescenta Robes Neto.

Não é de se espantar que, depois do susto, o atleta fique calminho, calminho. Mas a "terapia de choque" contra o estresse não é o único benefício da prática dos esportes de aventura. Atividades como o trekking, o rapel e o cannoying, por exemplo, apresentam várias qualidades. Uma delas é indiscutível: essas atividades trabalham diversos músculos do corpo e é cientificamente provado que as atividades físicas diminuem o risco de algumas doenças, além de aumentar a longevidade das pessoas. "Os esportes radicais melhoram a condição motora, a destreza de movimentos, aumentam a força muscular, melhoram a flexibilidade, o eqüilíbrio e deixam a concentração aguçada", ressalta o diretor presidente da empresa Águas Radicais.

A prática dos esportes de aventura pode auxiliar ainda na perda de peso. Quem não se lembra da escalada? Uma prática pioneira entre os esportes radicais considerada inimiga do excesso de calorias. Chegando a queimar cerca de 12 calorias por minuto, ela foi incorporada aos exercícios físicos oferecidos nas academias. É claro que nem tudo é simples assim, um final de semana não vai ser o "fator x" de um regime milagroso, esportes radicais devem ser feitos regularmente para fazer "efeito". "Com uma freqüência de pelo menos três vezes na semana, aliada à uma dieta alimentar, com certeza o praticante terá uma perda de gordura corporal considerável", afirma Robes Neto.


Saiba de que forma cada um destes esportes atua no seu corpo:

Trekking

Para fazer o trekking, o atleta vai precisar de muito fôlego, disposição, resistência e pernas fortes. Do contrário, a caminhada pode ser um martírio. Isto porque o trekking não é nada simples. Em geral, as trilhas passam por pedras e rios, subidas e descidas dentro da mata. Neste caso, além do preparo físico, vale uma ajudinha de equipamentos importantes como tênis ou papete apropriados, repelente e protetor solar. São trabalhados os músculos inferiores (pernas, glúteos e panturrilhas).

Rafting

O rafting, famosa descida de corredeiras de rios com um bote, exige agilidade, concentração e uma força extra nos braços, uma vez que o praticante vai ter que remar muito, especialmente se as águas do rio estiverem mais tranqüilas, o que deixa o bote mais pesado e difícil de manejar. Nesta atividade, são trabalhados os músculos inferiores, superiores, a musculatura dorsal e lombar (pernas, bíceps, tríceps, trapézio, deltóides, rombóides).

Cannoying

Os leigos podem achar que cannoying nada mais é que um simples estrangeirismo dado à prática da canoagem. Mas não é nada disso. A atividade consiste na exploração de uma furna escavada por um curso d'água esculpindo no relevo cachoeiras, vales e montanhas. Para explorar o Canyon - daí o nome cannoying -, utiliza-se a técnica de rapel (descida feita por corda), pela qual os praticantes descem cachoeiras de várias alturas. A prática trabalha os músculos inferiores e superiores, basicamente: pernas, glúteos, panturrilhas, bíceps e tríceps.

Bóia-cross

Quem nunca desceu um rio ou conheceu alguém que já embarcou nesta aventura usando apenas uma simples câmara de pneu de caminhão? Pois é, desta brincadeira improvisada surgiu uma das atividades mais procuradas pelos turistas que visitam Brotas, ponto turísitico dos esportes radicais. Mais sofisticado do que a brincadeira do passado, hoje, o passeio é chamado de bóia-cross. As bóias são anatômicas, encapadas e com alças laterais para maior segurança aos adeptos da atividade. O bóia-cross trabalha os músculos inferiores, com enfâse nos músculos superiores (braços e peitorais).

Arvorismo

O arvorismo é um esporte recente, criado a partir das técnicas utilizadas por pesquisadores para se locomover em florestas na altura da copa das árvores. Plataformas com até 9 metros de altura, interligadas por cabos de aço, viram uma espécie de trilha nos ares para os praticantes do esporte. A dificuldade vai aumentando à medida que a pessoa avança de uma plataforma a outra. O equipamento utilizado é o mesmo do rapel: cadeirinha, mosquetões, roldana, capacete e luvas. A segurança é garantida pela chamada "solteira": uma corda que liga a cadeirinha do praticante a uma roldana presa num cabo de aço. Além de utilizar todos os músculos, a verticália exige equilíbrio e concentração do praticante.

Caso você ainda não tenha se convencido do benefício em praticar os esportes de aventura, saiba que por necessitarem de um trabalho conjunto e da confiança dos esportistas uns nos outros, trata-se de um excelente exercício para incentivar o trabalho em equipe. Por essa razão tem levado grandes empresas a promover tais práticas para seus funcionários. Além disso, por conta das belezas naturais que, neste caso, são vistas bem de perto, estes esportes despertam a consciência ambiental nos praticantes.

Onde praticar

Brotas, em São Paulo, é o mais conhecido destino para quem pretende praticar os esportes de aventura, seguido por Socorro e Analândia, também populares por oferecerem este tipo de atividade. Mas não é só em São Paulo que você encontra lugares interessantes para viver experiências radicais. No Paraná, por exemplo, Campos Gerais e Ribeirão Claro, são outros destinos muito explorados pelos turistas aventureiros. No estado de Minas Gerais, Três Rios é um dos locais mais procurados para a prática do rafting. Trekking e trilhas de moutain bike também são comuns em Petrópolis, no Rio de Janeiro. No fim das contas, são muitas as opções Brasil afora. Escolha o esporte e seu destino e divirta-se


Por: Lilian Burgardt

Fonte:http://www.universia.com.br/universitario/materia.jsp?materia=11248