sábado, 3 de dezembro de 2011

Atividade física muito democrática e acessível

Já é bem estabelecido pela ciência, desde a era Cooper nos anos 70, que a corrida como exercício aeróbio é um dos que mais rápido trazem os benefícios cardiovasculares e diminuem o percentual de gordura. A facilidade de não se depender de hora nem lugar específico para se praticar, é apontada como uma das grandes vantagens nos dias de hoje onde todo mundo vive correndo contra a agenda. Basta ter por perto o par de tênis, o short , e um lugar para tomar banho. As supostas desvantagens ficam por conta da corrida sem orientação profissional.

Mesmo sendo muito simples não dá pra sair por aí correndo como um doido...

Em primeiríssimo lugar é preciso fazer uma avaliação médica e em segundo, seguir uma orientação profissional. A prescrição do exercício certamente irá começar de forma lenta, gradual e progressiva passando inicialmente por um estágio de caminhada rápida intercalada com corrida lenta. Com a evolução, os trechos de caminhadas vão sendo substituídos por corridas.

Na esteira ou ar livre?

Só pelo fato de estarmos em contato direto com a natureza, correr ao ar livre é sempre mais agradável. O estímulo visual e a obrigatoriedade de estarmos o tempo todo raciocinando por onde passar, pisar e desviar de possíveis obstáculos naturais, contribui para o desenvolvimento da coordenação motora. Na esteira, conforme já comentamos há poucas semanas, os benefícios cardiovasculares e todos relacionados à saúde são os mesmos de se correr ao ar livre acrescido da segurança, melhor controle da velocidade desejada e o amortecimento do impacto. Na esteira pode-se controlar tudo: Freqüência cardíaca, Pressão Arterial, intensidade, corrigir posturas entre outras.

Outro fator gerador de discussão é saber quando o corpo gasta mais calorias: na esteira ou ao ar livre. Pesquisas americanas mostraram que até a velocidade de 286m/min, nas mesmas condições ambientais, não existem diferenças significativas. Acima dessa velocidade a resistência do ar pode influenciar em maior desgaste ao ar livre.

A roupa mais adequada não difere muito entre homens e mulheres. Ela deve ser leve e proporcionar a função de absorver e evaporar o suor tais como os tecidos em jérsei bastante usados pelos corredores. As mulheres devem proteger os seios com sutiã próprio ou os já bastante conhecidos e aprovados por elas mesmas, os "top".

A atenção maior deve ser dedicada na escolha do tênis, o equipamento mais importante porque uma escolha errada pode trazer conseqüências desagradáveis tais como bolhas e dores nas articulações dos pés. O tênis deve atender a necessidade de absorção do impacto, dar impulsão, ser maleável acompanhando o movimento do pé, ter um cabedal que facilite a transpiração ou que não encharque no caso de corrida na chuva.

A Gestante

Por mais experiente que seja a atleta, a corrida é uma das atividades de muito impacto não sendo coerente com a gravidez. Além disso, as modificações hormonais podem não favorecer à prática dessa modalidade.

Um desses hormônios, por exemplo a relaxina, produz um relaxamento geral dos tecidos e dos ligamentos aumentando as possibilidades de acidentes tais como torções. Portanto, á gestante existem outras boas atividades como a caminhada, a natação, a hidroginástica, o ciclismo "indor", os alongamentos e alguns exercícios de ginástica.

A Melhor Hora

É muito individual, mas a maioria das pessoas preferem a parte na manhã ou no final da tarde, períodos que biologicamente o organismo está mais apto à prática esportiva.

O complemento

Já existe hoje um consenso que o corredor deve praticar outras modalidades tais como a musculação visando melhor harmonia e reforço muscular.

Os Solos

Na areia pode-se desenvolver a força nas pernas além de permitir maior resistência e flexibilidade aos ligamentos. A desvantagem fica por conta da possível perda da velocidade.

Calçadão

Por ser mais plano e regular corre-se menos riscos de torções. Em compensação, o piso duro oferece muito impacto obrigando mais atenção na hora de escolher o tênis apropriado.

Pistas de terra

São ótimas para desenvolver a coordenação motora e agilidade além de causarem menos impacto. Quem não está acostumado deve ter muita atenção pois a irregularidade do terreno pode facilitar as torções de tornozelos.

Gramados

Os mais indicados por oferecerem comodidade amortecimento do impacto além de normalmente serem bastante agradável.

Pista de corrida

Apropriadas para desenvolver a velocidade. Quem gosta de "apenas" correr em pista deve, de vez em quando, inverter o sentido para não sobrecarregar e ou fortalecer as articulações sempre do mesmo lado.



Por:Luiz Carlos de Moraes CREF1 RJ 003529

Fonte:http://www.copacabanarunners.net/







Nenhum comentário:

Postar um comentário