sábado, 5 de novembro de 2011

Musculação: Treino com qualidade para iniciantes

Sabendo que o treinamento de força “musculação” vem ganhando cada vez mais adeptos, sendo uma das modalidades mais eficazes para saúde, recomendada por médicos para ter uma melhor recuperação, o treinamento resistido é aconselhável para todos os públicos, idosos para evitar perda de massa magra, para adolescentes desmistificando pensamentos errôneos do que a musculação não era própria para este público. Já muitos estudos provam o contrário, hoje em dia sabemos que ela traz muitos benefícios para esses jovens, também é bem recomendável para pessoas que possuem patologias e logicamente pessoas que procuram estéticas e entre elas o treinamento mais popular.

Com um público bem abrangente, muitos treinamentos ficam a desejar, indivíduos exageram na sobrecarga acarretando na diminuição da amplitude do movimento levando a forçar articulações como a dos joelhos, ombros e cotovelos, índice de maior queixa entre praticantes.

Também notamos muitos erros em sala de musculação, além da sobrecarga, execução dos exercícios errados, tempo de recuperação não apropriado, má postura em certos exercícios, quantidades exageradas em números de exercícios e a falta de hidratação durante o exercício físico.

Para ter uma otimização em seu treino de musculação, devemos principalmente respeitar seus limites. Lembre-se opte por qualidade e não quantidade, não deixe ser influenciado por alunos que elevam pesos excessivos, seu treinamento deve ser bem coeso, priorizando exercícios com a amplitude permitida, sobrecarga que dê para concentrar o músculo que esteja trabalhando evitando compensar com os músculos antagonistas para trabalhar os agonistas, tenha um intervalo apropriado de recuperação, hidrate-se durante as séries, evite conversar em excesso durante seu treinamento, concentre-se ao realizar o exercício.

Sabemos que o treinamento de força, para elaborar treinos não é como uma receita de bolo há variações e metodologias. Indicaremos algumas dicas de treinamento com qualidade para pessoas que buscam melhorar sua qualidade de vida.

A frequência deve ser entre 3 a 4 dias na semana, com descanso de 2 a 3 dias semanais. Os exercícios devem ser assim divididos números maiores para músculos grandes e números menores para músculos pequenos; exemplo: Dorsal / Peito/ Perna ( 3 a 4 exercícios) Tríceps, bíceps, ombro, trapézio, panturrilha (1 a 2 exercícios), o tempo de recuperação entre um exercício e outro deve ser entre 30 – 60 segundos, exercícios executados em aparelhos devem ser recomendados porque já determinam a amplitude correta na execução do exercício, a respiração deve ser trabalhado de uma forma natural evitando realizar exercícios em apnéia, a carga deve ser ajustada conforme suas possibilidades ( 70 – 80 %), além de exercícios anaeróbios, é interessante realizar exercícios aeróbios para melhorar seu sistema cardiovascular, é aconselhável ficar entre 25 min. – 35 min., na esteira ou em outro aparelho aeróbio, esse tempo já ira obter um bom resultado em sua saúde.

Essas dicas são importantes, mas logicamente bem orientadas por um profissional de Educação Física, que poderá dar outras dicas bem valiosas visando sua melhor performance.


Fonte:http://www.copacabanarunners.net/

Nenhum comentário:

Postar um comentário