sábado, 12 de novembro de 2011

Periodização no spinning - Planejar é preciso... Periodizar também

Tudo que dá certo na vida passa por um planejamento inteligente. Casar, descasar, comprar casa própria, carro e tudo o mais.

Como estamos iniciando um novo ano, todo mundo faz as suas previsões e, na Educação Física não é diferente. Qualquer treinamento bem sucedido que se preze, os bons resultados se devem a um planejamento bem elaborado conhecido por periodização onde inicialmente visualizamos todo o período dividido por etapas onde em cada uma delas serão desenvolvidas Qualidades ou Valências Físicas específicas em função do objetivo maior em alguma data prevista.

A periodização se divide em Macrociclo que é a visão do treinamento anual. Mesociclo relacionando a mês ou meses e Microciclo que são os treinos de alguns dias ou semana.

Sejam quais forem os objetivos finais, várias valências físicas deverão ser desenvolvidas ao longo da periodização sendo umas mais importantes do que outras em cada etapa obedecendo uma ordem lógica de treino conforme o desporto, atividade e objetivo a ser alcançado.

Algumas atividades esportivas que não tem um calendário de competições definidas, acaba levando vários atletas a se contundirem porque ficam entrando em qualquer prova a todo momento sem terem feito um treinamento adequado. Um bom exemplo disso, são as corridas rústicas de média distância. As provas mais longas como as maratonas, que por si só exige um treinamento bem elaborado, os corredores normalmente no início do ano já se programam e escolhem as competições preferidas e treinam para elas cumprindo um plano correto. Os bem sucedidos fazem isso e não participam de provas mais curtas, a menos que esteja no programa anual e no Mesociclo propício ao desenvolvimento da velocidade.

Mais ou menos o mesmo acontece em algumas atividades de academia tais como a ginástica localizada e as de ciclismo In Door (Spining, RPM, entre outras coletivas).

A realidade das academias permite montar duas periodizações nessas atividades ou dois Macrociclos. Um de janeiro a junho ou julho e outro de agosto a dezembro incluindo uns dias ou semanas de transição coincidindo com o período de esvaziamento natural, que pode ser diferente em cada região, bairro ou mesmo na própria academia de acordo com as características de público de cada uma.

Essa época do ano cresce o número de novos alunos, a maioria afoitos e esperançosos por um corpo bonito em pouco tempo. Se a academia mostrar organização séria, com as atividades calcadas em periodização na intenção de preparar o aluno, não para esse verão, mas para o próximo, possivelmente as chances de conquistar alunos mais fiéis para o ano todo aumenta. A rotatividade se dá com mais freqüência nos estabelecimentos sem programa definido. O aluno "malha"... "malha"... "sem pé nem cabeça"... não tem resultado e sai "malhando" a academia. -"Fiquei lá um tempão e não adiantou nada".

Esse verão, a exemplo do que passou, uma das atividades mais procuradas ainda são as de treinamento coletivo em bicicleta estacionária tais como o spining. As boas academias já têm programas bem definidos.

Passos para montagem de uma boa periodização no spining:

1. Aumento gradual do tempo total de atividade em intensidade moderada sem ultrapassar a zona alvo..

2. Intervalados visando aumento gradual da capacidade aeróbia e numa segunda fase a força.

3. Reforço geral com outras atividades (ginástica localizada ou musculação) dos grupos musculares mais utilizados e os não trabalhados tais como os do tronco e membros superiores.

4. Nessas atividades extras, atenção nos grupos musculares que apresentem desequilíbrio de força em relação à lateralidade e os antagonistas. Problemas de joelho, por exemplo, podem ter origem em desequilíbrio de força nos músculos da coxa, vastos medial e lateral. Os posteriores de coxa se estiverem muito encurtados podem não permitir um bom desempenho na pedalada. Os adeptos do pedal ainda podem não se sentirem à vontade se algum dos grupos musculares que protegem a coluna lombar também estiverem fracos.

5. As aulas de alongamento são sempre muito bem vindas principalmente no período básico melhorando a flexibilidade e a capacidade de suportar as possíveis dores musculares tardia.

6. O Mesociclo referente ao período básico deve ser mais longo, principalmente para os alunos novos, a fim de proporcionar uma boa capacidade aeróbia, adaptações neuromusculares e força para suportar aulas mais vibrantes e desenvolvimento da velocidade nos períodos seguintes. É bom lembrar: Qualquer bom programa de atividade física segue os conceitos da Fisiologia do Exercício. Não dá pra inventar muito, fazer "segredinho" e nem fugir da ciência.



Fonte:http://www.copacabanarunners.net/

Nenhum comentário:

Postar um comentário