sábado, 19 de novembro de 2011

Pré-resfriamento para correr rápido no calor

Em relação ao tamanho da população, os australianos ganham mais medalhas olímpicas do que qualquer outro país. O sucesso do australianos é devido em parte à sistemática aplicação da ciência do esporte. Um exemplo da sua atenção aos detalhes é o desenvolvimento de roupas especiais para resfriar seus atletas antes de uma competição no calor. Essa técnica é chamada pré-resfriamento. Essa é uma área relativamente nova, porém vários estudos já têm mostrado que o pré-resfriamento pode melhorar a performance da corrida no calor.

Como o pré-resfriamento melhora a performance no calor?

Quando você corre em um dia quente, seu corpo tem que lidar tanto com o calor do ambiente ao redor, quanto com o calor produzido por seus músculos. De fato, mais de 2/3 da energia produzida pelos músculos é perdida como calor. Durante a corrida no calor, maior quantidade de sangue é enviada à pele para resfriamento, de modo que haverá menos sangue circulando pelos músculos trabalhando. Isso significa que seu coração deverá bater mais rápido do que o normal para você correr no mesmo ritmo. O pré-resfriamento simplesmente reduzirá um pouco a sua temperatura corporal antes da corrida, e isso pode ser feito de várias formas. Depois do pré-resfriamento, menos sangue é enviado à pele, então maior quantidade de sangue rico em oxigênio vai para os músculos. Isso resulta em menor freqüência cardíaca para um dado ritmo, o que lhe permite manter uma velocidade maior no calor.

A evidência científica

Embora tenham sido conduzidos poucos estudos sobre o pré-resfriamento em atletas, os resultados indicam benefício real para a performance de resistência em clima quente. Em um estudo, publicado em 1995 no Journal of Applied Physiology, 14 corredores correram até a exaustão sob uma temperatura de 23 graus centígrados em condições normais, e depois de pré-resfriamento em uma câmara de 5 graus centígrados por 30 minutos. O pré-resfriamento reduziu a temperatura retal dos corredores em 0,6 graus. Os pesquisadores descobriram que o pré-resfriamento ocasiona uma melhora significativa na performance da corrida de resistência, e levantaram a hipótese que isso era resultado da redução do estresse nos sistemas metabólicos e cardiovasculares dos corredores.


Em um estudo publicado no Canadian Journal of Physiology and Pharmacology, indivíduos pedalaram o mais rápido possível durante 1 hora sob uma temperatura de 18 graus centígrados em condições normais e depois do pré-resfriamento. Os atletas melhoraram sua taxa de trabalho em 7% depois do pré-resfriamento. Em outra fase desse estudo, atletas pedalaram pelo maior tempo possível em 80% do Vo2 máximo. O tempo levado até a exaustão aumentou em 12% depois do pré-resfriamento, e tanto a taxa de transpiração, quanto a freqüência cardíaca, foram menores depois do pré-resfriamento. Esse estudo sugere que o pré-resfriamento pode melhorar a performance de resistência até em temperaturas relativamente moderadas.

Um estudo de 1997 publicando no Medicine and Science in Sports and Exercise investigou os efeitos da imersão em água fria na performance da corrida em clima quente e úmido. Os indivíduos correram o mais rápido possível por 30 minutos numa temperatura de 32 graus e 60% de umidade. Antes do teste, os corredores reclinaram até o pescoço em uma banheira de água gelada por uma hora até começarem a tremer continuamente. A temperatura inicial da água era de 28 graus e depois foi baixada para 22 graus (isso pode não parecer muito frio, mas depois de alguns minutos em água nessa temperatura você ficará ansioso para sair). Os indivíduos começaram o teste de performance 3 minutos depois do banho.

Depois do pré-resfriamento a temperatura retal dos corredores abaixou 0,66 graus. Os indivíduos percorreram uma média de 7.252 metros durante o teste de controle e 7.556 metros depois do pré-resfriamento, uma melhora de um pouco mais de 4%. Isso significa mais de 1 minuto numa corrida de 8 km.

Como fazer o pré-resfriamento

A forma mais segura e conveniente de resfriar-se antes de uma competição no calor é vestir uma roupa gelada (ice vest). Este tipo de vestimenta é eficiente em baixar a temperatura da pele, mas não tem um efeito tão grande quanta a imersão em água gelada. Porém, quem gostaria de ficar tremendo de frio numa banheira com água fria?

De acordo com Dr. Gordon Sleivert, da Human Performance Center na Universidade de Otago na Nova Zelândia, a redução da temperatura da pele ao vestir uma roupa gelada é provavelmente suficiente para melhorar a performance ao permitir que mais sangue seja bombeado aos músculos.

Dr.Sleivert recomenda o seguinte protocolo para usar a "ice vest" antes de uma competição no calor: "o corredor deve vestir a ice vest em torno de uma hora antes da competição, e usá-la pela duração de seu aquecimento. Isso reduzirá a transpiração durante o aquecimento e preservará fluidos corporais preciosos para a corrida. Alguns dos atletas com os quais trabalhei ficaram um pouco desconfortáveis durante os primeiros minutos do aquecimento, mas sentiram-se melhores assim que prosseguiram".

Para maior efeito, tire a "ice vest" o mais próximo possível da largada da competição. Adicionalmente, uma vez que o calor que seus músculos geram contribui para carga de calor no seu corpo, você deve diminuir o aquecimento em um dia quente. Você pode de fato ter mais chance de sofrer danos pelo calor durante uma competição de 10 km do que durante a maratona por causa da maior taxa de calor produzida pelos músculos durante um ritmo de competição mais forte.

Fonte: http://www.copacabanarunners.net/






Nenhum comentário:

Postar um comentário