domingo, 17 de abril de 2011

A importância da ginástica laboral

A vida do homem moderno está cada vez mais voltada ao enfrentamento de situações críticas para sua subsistência, tais como alimentação, moradia, transporte, ensino, saúde e a própria manutenção do emprego, todas elas geradoras de estresse.
A administração deste estresse tem se mostrado uma ferramenta vital nas provas técnicas de administração empresarial, já que a melhoria dos níveis de qualidade de vida é fator diferencial entre as empresas na competição por produtividade, qualidade e desempenho comercial.
Entre as ferramentas utilizadas na procura desta melhoria de qualidade de vida, a ginástica laboral tem tomado lugar de destaque em vários segmentos industriais e não mais somente entre as empresas de origem oriental, como era comum até duas décadas atrás.

Nos últimos dois anos, a ginástica laboral tem ganhado destaque no Brasil, integrando o conjunto de medidas que visa prevenir o aparecimento de lesões músculo-ligamentares comuns nos locais de trabalho, como LER ou Dort.
Baseando-se na premissa de que o homem passa parte de sua vida ativa envolvido com o trabalho, é necessário que ações sejam desenvolvidas a fim de que diminuam os efeitos causados pelo desempenho inadequado das atividades laborais. A ginástica no local de trabalho fundamenta-se na valorização da prática de atividades físicas como instrumento de promoção da melhoria da qualidade de vida do trabalhador.
Recente estudo divulgado pelo ministério da Saúde mostra que a ginástica no local de trabalho traz inúmeros benefícios, como aumento da produtividade (2% a 5%), redução dos acidentes (20 a 25%), turnover (10% a 15%), faltas ao serviço (10% a 15%), entre outros.
Diante desses números, consideramos necessária a implementação da ginástica laboral na empresa. Para quem não conhece, a ginástica é a combinação de algumas atividades físicas, que tem como característica comum melhorar, sob o aspecto fisiológico, a condição física do indivíduo em seu trabalho. Assim, a ginástica laboral é constituída de atividades físicas que são elaboradas sobre as várias estruturas osteomusculoligamentares dos trabalhadores.


Objetivos da ginástica laboral:

Prevenir doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho (Dort);

Prevenir acidentes de trabalho;

Prevenir a fadiga muscular;

Diminuir o absenteísmo;

Aumentar a produtividade;

Reduzir os níveis de estresse e tensão.

Benefícios para os colaboradores:

Maior disposição para realizar seu trabalho;

Maior motivação;

Maior integração no ambiente de trabalho;

Melhoria da autoestima;

Melhoria da qualidade de vida dentro da empresa.

Benefícios para a empresa:

Maior produtividade;

Diminuição da incidência de doenças ocupacionais. A recuperação de um colaborador é lenta e durante esta fase ele não produz;

Menores gastos com convênios médicos;

Marketing social muito forte.


Fonte:http://www.folhadealphaville.com.br/artigo/?id=6258

Nenhum comentário:

Postar um comentário