domingo, 14 de agosto de 2011

A IMPORTÂNCIA DO EXERCÍCIO FÍSICO PARA AS MULHERES

Você sabia que, segundo as estatísticas, as mulheres aparecem como as maiores consumidoras de remédios até a idade de 45 anos? Você, também, sabia que a mulher perde geralmente a vitalidade mais cedo que o homem? Seu corpo se torna flácido, apresenta mais gorduras localizadas, começam a surgir problemas de postura, sua auto-estima se apresenta mais negativa e o gosto pela vida fica reduzido. Tudo isto acaba certamente levando-as à enfermidade.

O que podemos fazer para mudar este quadro?

No mundo biológico, o movimento é vida, a inatividade é morte. A ação é uma lei de nosso ser e as funções de nosso corpo devem manter-se em atividade. Portanto, todas as mulheres, não importa se solteiras, casadas, jovens ou de mais idade, devem praticar algum tipo de exercício físico.

Você já percebeu, porém, como a sociedade não prepara bem o sexo feminino para a prática de exercícios?

A menina, geralmente não corre, não brinca ao ar livre, não pratica esportes como o menino. E justamente ela que mais necessitaria, uma vez que apresenta um corpo mais suscetível a doenças, principalmente na vida adulta.

O menino apresenta maior risco a fraturas, maior perigo de contrair doenças, não por ter seu corpo mais debilitado, mas pelo contato com o chão, sujeiras, pelas brincadeiras mais arrojadas, etc

A mulher, conforme já afirmamos, perde a vitalidade mais cedo que o homem. Fica flácida, com gorduras localizadas, intestino preso, erros posturais, auto-imagem negativa e gosto pela vida reduzido. Isto tudo abre caminho a diversas enfermidades. Não obstante, hoje, parece que as mulheres estão se conscientizando da necessidade de cuidarem mais cedo e melhor de seu corpo. Muitas são as que, atualmente, têm uma vida intensa e bem equilibrada. Aliás, os melhores exemplos de alimentação natural, vêm do sexo feminino. Mesmo assim, muitas delas ainda estão despreparadas para cuidar de seu corpo com a ajuda de exercícios físicos.

O estresse , problema bem moderno e preocupante, pode facilmente ser combatido pela prática de esporte. Mas como a mulher não tem conhecimento deste fato, não pode se beneficiar dele. O que fazer? Algumas chegam a pensar que se praticarem exercícios ficaram musculosas e até com aparência masculina. Mas isto não é bem assim. Ao contrário do que muitas mulheres pensam, nós não temos a tendência a desenvolver músculos volumosos como o homem. Tal fato tem a ver com a questão hormonal

A mulher tem, em sua genética, a tendência ao acúmulo de gordura, o que lhe confere o aspecto mais modelado, mais ‘fofo’ que os homens. Neles, você com facilidade nota o delineamento muscular. Entretanto, a mulher tem as mesmas condições de desenvolver força, agilidade, resistência e outras qualidades físicas. Ela apresenta-se com cerca de 70° da força do homem, mas isto não significa, em hipótese alguma, que ele é mais forte. É que existem diferenças próprias do sexo.

0 esporte é super-importante para meninas de 0 a 99 anos, solteiras, casadas, mães, trabalhadoras mentais ou braçais. Se você tem entre 15 a 20 anos pode iniciar agora mesmo a prática de algum tipo de esporte, seja individual ou coletivo. Não sequer a necessidade de passar por uma avaliação médica, exceto se você tem algum problema físico.

As que têm mais de 21 anos, e ainda não praticam nenhum tipo de esporte, devem aprender algum, como: tênis de campo, ginástica e esportes coletivos e outros.

Os exercícios de força, com ou sem peso, para fortalecer braços e pernas, abdome e dorso, são alguns dos exercícios que podem ser usados. A mulher que participa de um programa de força tem o corpo firme, sua digestão é sensivelmente melhorada com um abdome firme; sua postura é ereta e elegante, e tem maior condição de realizar esforços pesados sem se desgastar tanto.

Uma das regiões que mais necessita de fortalecimento nas mulheres é a região glútea. Outra região que merece muita atenção é o abdome, principalmente para as mulheres que pretendem ser mamães.

Os exercícios de resistência combatem a doença varicosa, o estresse, a má circulação e formigamentos nas extremidades. A função renal é melhorada, o sistema glandular para a sudorese é aperfeiçoado, eliminando impurezas. Exemplos deste tipo de exercícios são: a ginástica aeróbica e o ciclismo que atua mais ainda fortalecendo a musculatura da coxa.

Se você não tem muito tempo ou não gosta de exercícios, pratique a caminhada, pois ela combate a degeneração, o envelhecimento e as doenças. Caminhar é simples, mais econômico e a forma mais segura de fazer exercício. É, também, a melhor receita para qualquer idade e para uma vida saudável. Tem também a vantagem de que, mesmo você que já chegou aos 40 anos, não precisa passar por exame médico antes de iniciar a sua prática.

A maior parte da tarefa da circulação do sangue é realizada pelos grandes músculos das pernas quando se caminha. Além disto, exercício de caminhar faz entrar em atividade todas as funções do corpo.

Uma das grandes vantagens do exercício (quem sabe a principal), é a de que um coração exercitado freqüentemente pode realizar sua tarefa com menos batidas, pois tornou-se mais forte e pode bombear mais sangue em cada contração, podendo assim descansar por mais tempo entre uma batida e outra. Isto faz com que ele continue batendo por mais tempo, possibilitando mais anos de vida e com melhor saúde. Você pode pensar que a fonte de sua juventude está esgotada. Exercite-se e você verá que ainda há muita água a correr dela.

O objetivo dos exercícios físicos não é somente melhorar cada vez mais a sua aparência, mas, principalmente, para que você possa ter melhor saúde. E quem não quer mais saúde?

Você pode convidar a iniciarem um programa de exercícios. O ideal seria conseguir uma pessoa especializada, um prof. de Educação Física para que as oriente uma ou duas vezes por semana. Para os demais dias da semana, poderia ser programada uma caminhada.

Se não puder contar com um técnico no assunto, organize uma caminhada.


Por:

Prof. Leslie Andrews Portes

Fonte:http://cartassemselo.wordpress.com/2008/03/19/a-importancia-do-exercicio-fisico-para-as-mulheres/

Nenhum comentário:

Postar um comentário