sábado, 15 de janeiro de 2011

Mantendo a forma com diabetes - Exercícios físicos para diabéticos

O que é diabetes

A diabetes é uma desordem do pâncreas na qual ele ou é incapaz de produzir insulina (diabetes tipo 1) ou produz muito pouco (diabetes tipo 2). A insulina é um hormônio natural produzido no pâncreas que controla os níveis de glicose no sangue. A diabetes tipo 1 geralmente é diagnosticada em crianças, adolescentes e jovens. A diabetes tipo 2, mais comum, pode ser diagnosticada em qualquer idade.

Diabéticos devem praticar exercícios físicos?

Sim! Os efeitos de exercícios físicos têm resultados benéficos para os diabéticos. Com exercícios físicos apropriados e uma dieta controlada, diabéticos podem ter os seguintes benefícios da boa forma:
* Elevação da eficácia da insulina. Exercícios físicos ajudam o corpo a responder à insulina presente.
* Diminuição nos níveis de glicose no sangue. Exercícios físicos ajudam a controlar a quantidade de açúcar no sangue.
* Redução na quantidade de medicamentos necessária: com a diminuição nos níveis de glicose a quantidade de insulina necessária também diminui.
* Melhora na circulação: exercícios físicos ajudam a construir mais capilares nos tecidos, desta forma melhorando a circulação à preferia.

Complicações decorrentes da diabetes

Diabetes pode colocar muito estresse sobre o corpo e se não for cuidada adequadamente pode ocasionar complicações. As patologias a seguir foram notadas ter maior prevalência em pessoas com diabetes.

Neuropatia

Uma condição neurológica na qual os nervos falham ao inervar apropriadamente os músculos. Uma neuropatia pode causar perda de sensibilidade e formigamento na área afetada. Ela também pode ocasionar fraqueza muscular seguida de perda na função do músculo.

Quiroartropatia

Essa condição médica é caracterizada por perda na mobilidade de articulações menores, porém pode afetar as articulações maiores também, sendo que as mãos são as mais freqüentemente afetadas.

Capsulite adesiva

Uma condição na qual o tecido conectivo envolvendo uma articulação, mais comumente no ombro e dedos, fica inflamado, encurta e desenvolve contraturas. Essas contraturas, ou áreas de tecido retesado, dificultam a movimentação da articulação e pode causar quando há movimento.

Síndrome do túnel do carpo

A síndrome do túnel do carpo é uma condição médica do punho causada por irritação dos tendões ou nervos dentro do túnel do carpo que ocasiona compressão do nervo mediano. Com a alta freqüência de neuropatia em pessoas com diabetes, a irritação do nervo mediano pode acontecer mais facilmente.

Prevenção

Ao se exercitar e ficar mais ativa fisicamente, a pessoa não apenas ajuda a controlar a diabetes, mas também ajuda a prevenir futuras complicações médicas associadas com a doença. Uma simples rotina semanal de exercícios físicos aeróbicos, como caminhada ou corrida, ajudará o corpo a ficar na boa forma necessária para controlar os sintomas e prevenir complicações futuras. Treinamento de alongamento também é recomendado para manter os tecidos funcionando apropriadamente.

Fonte:http://www.copacabanarunners.net/

Nenhum comentário:

Postar um comentário