sábado, 9 de julho de 2011

Fisiologia do Exercício - Fatores que Influenciam no Treinamento

Fatores Influenciadores do Treinamento:

Aptidão Inicial:

Uma vez determinadas, com exatidão, as qualidades físicas da atividade proposta, o professor deverá escolher os testes que lhe permitirão aferir com precisão o estado inicial do aluno.

Com um trabalho geral, podem ser esperadas melhoras de 5 a 25% na aptidão aeróbia. Essas melhoras são observadas no transcorrer das três primeiras semanas de treinamento.

Intensidade:

As alterações fisiológicas induzidas pelo treinamento dependem essencialmente da intensidade da sobrecarga (McARDLE,1992:281).

ZONA ALVO (AERÓBIO)

Limite inferior 60% FCmáx ou 50% VO2máx
Limite superior 90% FCmáx ou 85% VO2máx

O efeito do treinamento anaeróbio é obtido em níveis mais elevados, a partir do limiar anaeróbio, determinado pelos níveis de ácido lático sangüíneo, pela ventilação minuto, ou estimado por testes de campo.

A intensidade do exercício reflete tanto o custo calórico do trabalho quanto os sistemas energéticos específicos ativados. A intensidade pode ser aplicada em bases absolutas ou relativas.

Absoluta: Aula de ginástica aeróbica; mesmo trabalho, mesmo ritmo e com a mesma duração.

Relativa: A intensidade costuma ser especificada na forma de algum percentual da função máxima como, por exemplo, VO2 máx., FC máx ou capacidade máxima de trabalho (METs).

Duração:

A melhora na capacidade aeróbia está diretamente relacionada à duração de cada sessão de treinamento.

A quantidade de trabalho cardiopulmonar será, via de regra, superior ao trabalho neuromuscular. Dependerá, da qualidade física a ser trabalhada e do método de treinamento escolhido.

Freqüência do Treinamento:

Os programas típicos de treinamento são executados 3 dias por semana, com um dia de repouso entre 2 dias de sessões.

Treinar menos de 2 dias por semana em geral não produz alterações adequadas, seja na capacidade aeróbia ou anaeróbia, seja na composição corporal.

Para conseguir uma redução ponderal significativa através do exercício, recomenda-se que cada sessão dure pelo menos 20 a 30 minutos e que seja de intensidade suficiente para gastar cerca de 300 kcal.

Recomendações: (DANTAS,1994:132)

Velocidade e/ou resistência anaeróbia 3 vezes por semana
Resistência aeróbia 3 a 5 vezes por semana.
Programas de emagrecimento 6 vezes por semana.


Idade e Sexo:

A capacidade de resistência aeróbia aumenta com a idade até o meio ou final da terceira década de vida. A força e a resistência muscular, bem como a resistência cardiovascular seguem padrões semelhantes de desenvolvimento.

As mulheres tendem a alcançar seu pico de atividade muito mais cedo,ou seja, logo depois da puberdade. Os homens já tendem a manter seu desempenho máximo até os 30 anos. Já as mulheres entram em sua fase de declínio logo após atingirem seu desempenho máximo. Até a puberdade, não existem diferenças essenciais entre homens e mulheres, no que diz respeito a praticamente todos os aspectos relacionados às atividades físicas.

Por:
Fonte:Prof. Ms. Jeferson Macedo Vianna
Tel. (32) 3236-1081 / 9987-5089 E
E-mail: jeferson_vianna@uol.com.br ou
jvianna@faefid.ufjf.br

Fonte:http://www.saudeemmovimento.com.br/conteudos/conteudo_frame.asp?cod_noticia=542
Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário