O que é esta tal de Hiponatremia ?
Ela é caracterizada pela baixa concentração extracelular de sódio. Este elemento é o eletrólito mais importante sendo responsável pelo :
. Metabolismo celular ;
. Circulação da água entre os compartimentos intracelular e extracelular;
. Transmissões nervosas
. Manutenção da pressão arterial.
Atletas que se exercitam por longos períodos de tempo em clima quente e úmido devem tomar medidas para não deixar o nível de sódio baixar demasiadamente. A hiponatremia geralmente acontece em ultramaratonas, mas pode ocorrer em corridas de 3 a 4 horas de duração em clima quente e úmido ou em pessoas que começaram a atividade com uma baixa concentração de sódio.
Quais os sinais e sintomas?
O sinais e sintomas podem variar de moderados a severos, podendo até levar à morte em caso de não tratamento. Os sintomas moderados incluem : fraqueza, cãibras, fadiga extrema, náusea, desorientação, falta de coordenação, confusão e aumento da massa corporal. Se estes primeiros sinais forem negligenciados, podem levar a problemas mais severos como epilepsia, edema pulmonar, dificuldade de respiração e coma.
Quais as causas da hiponatremia?
Os mecanismos exatos que levam à hiponatremia ainda não foram exatamente determinados. Porém, a literatura científica aponta alguns principais fatores principais que diminuem a concentração plasmática de sódio a valores abaixo do normal :
1) Excessiva ingestão de água, diluindo a concentração de sódio ;
2) Alto nível de transpiração (alta concentração de sódio no suor) ;
3) Grande e inapropriada secreção de hormônio anti-diurético que induz à excessiva retenção de água..
De todos os fatores acima, o primeiro é considerado mais importante. Estudos demonstraram que hiponatremia durante exercício era causada pela ingestão excessiva de água que era retida no organismo. Assim, embora a perda de sódio fosse apenas moderada, sua concentração ficou abaixo dos níveis normais.
Como prevenir?
Evite excessiva ingestão de água durante o exercício. Hiponatremia geralmente acontece depois da retenção de água superar 2-3 litros. É difícil dar uma orientação geral a cerca da ingestão de água já que a necessidade de cada um varia. Entretanto os atletas devem tentar repor, durante o exercício, apenas a mesma quantidade de água perdida.
Antes de um evento esportivo que dure mais de 6 horas, aumente progressivamente sua ingestão de sal (caso não tenha problemas de pressão alta) de 15 a 25 gramas. Quando estiver correndo uma ultramaratona, tente ingerir 1 grama de sódio por hora. Depois de um dia de treinamento longo, não tenha medo de comer alimentos salgados. Em maratonas, procure ingerir isotônicos (Hydra Fuel, Gatorade, Marathon) ou gels (Carb Up) acompanhados de água, pois eles contém sódio.
A hiper-hidratação antes da competição em pessoas com tendência à hiponatremia deve ser feita com bastante cuidado. A utilização de anti-inflamatório não esteróides também podem contribuir para a hiponatremia.
Fonte:http://www.copacabanarunners.net/
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.