sábado, 18 de setembro de 2010

Diga não ao sedentarismo!!!

O corpo humano para sobreviver precisa de alimento, e para queimar muito do que come, o nosso corpo também foi concebido para ser capaz de fazer uma série de atividades.Um fenômeno cada vez mais frequente, nos dias de hoje, é a sedentarização, ou seja, o processo onde o ser humano cada vez se mexe menos, além de se alimentar cada vez pior.Porque as cadeias de fast-food imperam, e o tempo passado em frente à televisão excede em muito o conceito de razoável.Intimamente ligado com a obesidade, este modo de vida provoca uma série de mudanças no corpo humano, que foi desenhado para se mexer.
Efeitos do sedentarismo:
É universal que o exercício faz bem ao corpo e à mente. Mas se não se mexer sabe as alterações que isso pode provocar no corpo?

* Se ficar o dia todo sentado, reduz a capacidade vital, ou seja, abranda a captação de oxigênio e a possibilidade do coração bombear sangue para todo o corpo.

* Assim, recebendo menos sangue, o cérebro, órgãos e músculos recebem também menos nutrientes.

* Neste sentido e para compensar esta carência, as artérias contraem-se o que faz subir a tensão arterial, aumentando a possibilidade de formação de coágulos ou até mesmo de enfarte.

* Tais acontecimentos podem enfraquecer o coração, reduzindo a habilidade do sistema cardiovascular em corresponder a movimentos inesperados ou a alterações de posições.

* As pessoas com este estilo de vida tendem a ficar tontas quando se levantam repentinamente, é a incapacidade de o organismo bombear rápido o sangue ao cérebro.

* Outro resultado do sedentarismo é o aumento dos níveis de triglicéridos, colesterol e alterações nos músculos, que ficam fracos tornando uma pequena tarefa num grande sacrifício.

* O aumento do peso está muitas vezes associado ao fenômeno da causa porque os músculos perdem grande parte da capacidade de transformar a gordura como fonte de energia

* A falta de atividades físicas origina outra doença: a osteoporose. O osso, que é um tecido vivo, necessita de se remodelar constantemente, e para isso tem de sofrer um incentivo que é dado pelo exercício.

* A diabetes mellitus, principalmente a do tipo 2, é muitas vezes desencadeada por uma má alimentação associada a um estilo de vida inativo.

* Problemas na função intestinal, alterações hormonais incluindo impotência masculina, também podem ser resultado de quem não pratica exercício.

Andar a pé ou preferir escadas em vez de elevador, podem ser bons pretextos para fazer alguma coisa.

Então mexa-se!!!


Fonte:http://extremebjj.com/esportes/2010/02/diga-nao-ao-sedentarismo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário