sábado, 14 de agosto de 2010

Academia x Saúde

Ter a orientação de um profissional é fundamental para ter resultados ...
Um dos grandes dilemas de quem resolve acabar com o sedentarismo e praticar alguma atividade física é comprar um daqueles equipamentos anunciados na TV ou entrar em uma academia.
Num primeiro momento imaginamos que é mais interessante comprar um desses equipamentos que prometem tudo, pagá-lo em 10 vezes sem juros e após 10 meses ter sua academia em casa, não é verdade?
Quantos amigos e parente a nossa volta já entraram nessa situação?

Quantos equipamentos (esteiras/ bikes/ aparelhos de abdominal/ simuladores de patinação/ simuladores de escada) você já se interessou em comprar?

E quantos você já viu empoeirando por ai?

Pois é, respondendo as perguntas acima podemos dizer que todos nós quando envolvidos por campanhas publicitárias e propagandas dos ditos aparelhos milagrosos acabamos muitas vezes caindo na armadilha de comprar esses equipamentos. Entretanto o que ocorre na verdade quando compramos esses equipamentos é a compra de um sonho, de um pseudo-resultado, de uma promessa e não de um equipamento de ginástica. E esse é o maior problema, pois depois de alguns dias esse equipamento além de ter sido caro e você ainda estar pagando por ele, ocupará um grande espaço em sua casa, no seu quarto e se transformará em um grande cabide de bolsas, roupas e bugigangas dos mais variados gostos. E nesse momento por você estar pagando o parcelamento desta maquina você provavelmente não terá orçamento ao longo dos próximos meses pra entrar em uma academia.

E porque treinar em academia? O Professor Rodrigo Cintra explica que o motivo é simples. Da mesma forma que você precisa de um médico pra diagnosticar o uma doença e lhe passar um tratamento pra se curar, da mesma forma que quando você precisa tratar dos seus dentes você vai ao dentista, em uma academia você terá profissionais preparados para cuidar da sua saúde.

São eles os verdadeiros profissionais da saúde, os professores de educação física, os principais agentes da medicina preventiva. E, se você for colocar na balança quanto você investe por dia indo a uma boa academia, é de ficar com vergonha, pois gastamos (investimos) 3 a 5 reais por dia, pra cuidar da saúde, qualidade de vida, entre outros. Só pra lembrar muitas pessoas gastam muito mais de 3 reais por dia com cigarros, bebidas, ..., e não reclamam disso.

Mas pra cuidar da saúde muitos ainda relutam e deixam de entrar em uma academia por achar caro.

Faça algumas perguntas a si mesmo... Sua vida e sua saúde têm preço? Você acha caro pagar 80, 100, 150 reais em uma academia POR MÊS, pra treinar todos os dias? O que você acha de pagar 200, 300, 400 reais por mês em planos de saúde, que você quase não usa, e que quando você usa é porque muitas vezes você não cuidou de sua saúde?

Em busca do corpo perfeito, muitas pessoas vão até as academias para perder peso, delinear o corpo ou também ganhar massa muscular e não medem limites para atingir os objetivos: utilizam suplementos alimentares sem orientação feita por um médico ou nutricionista. Segundo uma pesquisa realizada em academias brasileiras, 61% de seus freqüentadores usa essas substâncias para acelerar a queima de gordura e ganhar músculos de forma rápida.

Apesar de comum entre os malhadores, esse consumo deve ser feito com restrições e sempre acompanhado de orientação de um profissional da saúde. A especialista em nutrição clínica, Teresina Mendes dos Santos, explica que mesmo que não necessitem de receita médica para serem adquiridos, os suplementos alimentares devem ser consumidos com indicação médica, pois contêm altas concentrações de aminoácidos e proteínas, que ingeridos em excesso, causam transtornos.

Ainda de acordo com a pesquisa, apenas 10% dos usuários de suplementos recebem indicação especializada. Para quem não é atleta profissional, a prática de atividade física requer a reposição apenas de água e boa alimentação, como explica Teresina Mendes dos Santos: 'Não há estudos comprovando que suplementos dão mais resultado do que um exercício bem feito. Além disso, uma dieta alimentar correta é o suficiente para suprir os nutrientes perdidos na prática de esportes e é excelente para obtenção de bons resultados no treino', diz.

As vitaminas devem ser usadas como complementos em dietas de atletas que não ingerem a quantidade suficiente de alimentos para suprir as necessidades, que variam de acordo com a intensidade do esporte que pratica. E até mesmo eles precisam procurar um profissional para avaliar a necessidade e quantidade de suplementos a serem usados.

Malefícios
Teresina enfatiza que é importante ter metas e ir com calma, pois alguns produtos usados indevidamente causam efeitos colaterais, como suor excessivo, aceleração dos batimentos cardíacos, aumento da pressão arterial e insônia. O consumo excessivo dessas substâncias pode resultar em outros problemas, como ressalta a nutricionista: “Se não houver uma demanda de energia que justifique a suplementação, há o risco de engordar e sobrecarregar o organismo. O exagero também pode resultar em problemas gastrintestinais, neurológicos e renais, entre outros”, alerta Teresina. Diabéticos e hipertensos precisam ficar bem atentos aos componentes, pois alguns suplementos possuem açúcar e sódio em grandes quantidades.

Alimentação Equilibrada
Um cardápio bem elaborado ajuda a conquistar o corpo dos sonhos e ainda mantém o organismo saudável. “Quem quer ganhar massa deve ter uma dieta rica em proteínas e carboidratos, mas a quantidade de ingestão desses nutrientes varia de pessoa para pessoa”, explica a especialista. As proteínas são encontradas na carne vermelha, aves, peixes, ovos, queijos, leite, creme de amendoim, feijão e nozes. Já os carboidratos estão nas massas, no arroz, no pão, farinha e batata. Os legumes e folhas verdes possuem fibras e vitaminas naturais. Evitar excessos de gorduras e açúcares completa a alimentação ideal.

Portanto comece a dar valor a sua vida, dê valor para quem cuida de sua vida e de sua saúde. Procure uma boa academia, usufrua de tudo que ela tem pra te oferecer, pois esse será seu melhor investimento e seu melhor plano de saúde .


Fonte:http://www.janeteneves.com.br/content/view/552/47/

Nenhum comentário:

Postar um comentário