sábado, 7 de agosto de 2010

Atividade Física e a Saúde da Mulher

Mulheres de todas as idades beneficiam-se da atividade física. As melhoras na aptidão física decorrentes de um programa de condicionamento físico estão mais bem documentadas. Embora a ênfase corrente aparentemente focalizar sobre a aptidão física relacionada à saúde, a importância da aptidão física relacionada à performance para mulheres não deveria ser negligenciada. As demandas da vida diária tornam imperativo que mulheres alcancem e mantenham um nível satisfatório de potência aeróbia, força e flexibilidade.

Existem áreas de interesse específico para mulheres, tais como gravidez, menstruação, e menopausa, onde os efeitos do exercício tanto sobre a saúde quanto sobre o desempenho de aptidão física não foi completamente investigado. Embora seja provável que mulheres assim como homens possam obter benefícios de um programa regular de atividades físicas, não existem dados suficientes para afirmar qual desses benefícios pode ser.

Com exceção da osteoporose e gravidez, os benefícios relacionados à saúde da atividade física para mulheres são largamente ignorados. Dados de apoio ao papel de uma vida ativa na prevenção de doenças mais comuns ou específicas das mulheres, tais como disfunção menstrual ou artrite, são também inconclusivas ou inexistentes. Se mulheres estão obtendo benefícios de saúde positiva de um conceito de vida ativo, um esforço maior deverá ser feito para identificar e recorrer a aptidão física relacionada à saúde feminina.

A obesidade moderada é definida como 41 a 100% de sobrepeso, atendendo aos consensos da conferência do Instituto Nacional de Saúde em 1985 determinando que riscos de saúde podem iniciar nas pessoas que estão apenas 20% acima do peso (Brownell, 1988). Juntamente com o esclarecimento de muitas condições médicas associadas com a obesidade estão algumas específicas para mulheres, tais como distúrbios menstruais e cânceres das regiões reprodutoras (Lampman & Schteingart, 1981). Mulheres têm uma vantagem. A gordura corporal elevada, que ocorre mais freqüentemente em homens, está associada com uma elevada incidência de morbidade e mortalidade cardiovascular.

O segredo da redução de peso responsável é a combinação de uma dieta sensata e um programa de exercícios bem planejado. Dieta resulta apenas em uma redução tanto da gordura quanto da massa corporal magra (MCM); adicionando exercícios seria registrado até um ganho de massa corporal magra. O efeito do exercício sobre o tecido magro pode depender do protocolo de treinamento e grau de obesidade.

Relativamente poucos desses estudos que examinaram a interação entre exercício e dieta sobre a composição corporal incluíram mulheres. Diferenças no metabolismo entre os sexos, acúmulo de gordura, hormônios, ou gordura essencial podem influenciar a reação das mulheres a uma combinação de restrição calórica e elevação do gasto de energia bem como para diferentes programas de exercícios. Uma área a qual não se tem recorrido é se exercícios podem modular as mudanças na composição corporal que ocorrem acompanhando a menopausa.


Fonte:http://www.efdeportes.com/efd64/gordura.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário