domingo, 15 de agosto de 2010

Ginástica funcional traz alívio para dores crônicas

Quem sofre de dores crônicas, principalmente aquelas causadas pelo sedentarismo e pelo excesso de horas em frente ao computador, pode achar a solução na ginástica funcional, técnica que visa corrigir vícios de postura e movimento para melhorar o funcionamento do corpo. Embora tenha no nome a palavra "ginástica", a terapia está longe de ser uma forma de malhação. Semelhante à fisioterapia, a ginástica funcional é repleta de movimentos suaves, como o alongamento, e relaxa o corpo de uma série de tensões.

A ginástica funcional ensina uma nova forma de se movimentar. As aulas são compostas pelos movimentos do dia-a-dia, só que em uma seqüência especial que ajuda a pessoa a ganhar requinte motor, ou seja, ela passa a conhecer e a usar seu corpo plenamente - explica Carla Folly, uma das precursoras da técnica no país.

"Ao longo dos anos nosso corpo vai ficando viciado em certas posturas e movimentos. Um lado começa a predominar nas funções cotidianas e o outro vai se enrijecendo. Os resultados são o aparecimento de dores crônicas"

Segundo a especialista, ao longo dos anos nosso corpo vai ficando viciado em certas posturas e movimentos. Um lado, geralmente o direito, começa a predominar nas funções cotidianas e, por conseqüência, o outro vai se enrijecendo. Os resultados são o aparecimento de dores crônicas, principalmente na lombar, na cervical e nos ombros.

Na técnica, a pessoa trabalha com movimentos completos. É diferente da musculação, que só flexiona e estende os músculos. E ela não age apenas nos músculos. A ginástica funcional também trabalha a rigidez das articulações e dos tecidos conjuntivos - diz Carla.

Depois de algumas aulas, a pessoa ganha mais flexibilidade, um melhor funcionamento das articulações, força muscular e equilibro. Os exercícios são indicados para todas as idades, mas os idosos, pessoas com dores crônicas ou que estão se recuperando de algum acidente são os que mais se beneficiam. Para Carla Folly, o maior benefício da ginástica funcional é que o paciente aprende a desfazer padrões de tensão e evitam a dor antes de ela surgir:

Estamos muito rígidos e isso é culpa de um estilo de vida cada vez mais sedentário. Não adianta muito a pessoa ficar oito horas na frente do computador e depois ir para academia. Ela precisa aprender a ser ativa durante todo o dia, se mexer com freqüência e não relaxar nas posturas erradas.


"Não adianta muito a pessoa ficar oito horas na frente do computador e depois ir para academia. Ela precisa aprender a ser ativa ao longo do dia"

Entre as dicas da fisioterapeuta para melhorar a postura e a musculatura, estão trocar a cadeira do escritório por uma bola de exercício e deitar no chão com os joelhos flexionados, girando-os para a esquerda e depois para a direita, para alongar a coluna. Embora cada corpo seja diferente, Carla Folly faz o alerta:

Se você não consegue cruzar as pernas quando senta no chão ou precisa de apoio para se levantar, é sinal de que suas articulações estão comprometidas. Nesses casos, é melhor procurar um profissional logo, antes que as dores comecem a atrapalhar seu cotidiano e o problema fique pior.

Fonte:http://oglobo.globo.com/vivermelhor/mat/2007/10/24/326883657.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário