sábado, 31 de julho de 2010

Bursite

É a inflamação das bolsas sinoviais, cerca de 160 pequenos balões espalhados pelas principais articulações do corpo como joelhos, quadris, cotovelos e ombros. Sua função é reduzir o atrito entre os ossos e os tendões e, para isso, elas contêm um fluido lubrificante chamado líquido sinovial. Quando ocorre a bursite (o nome vem de bursa, bolsa em latim), essas estruturas incham e ficam doloridas.

Cada uma delas poderá inflamar-se, porque você esteve usando o ombro de forma errada durante alguma atividade ou devido a uma lesão num tendão ou em alguma das outras estruturas articulares, que causou irritação.

Toda vez que você move o ombro de modo a contrair ou irritar a bolsa inflamada há uma reação de dor. No topo do ombro, a bursite provoca dor quando você estende o braço lateralmente ou quando o volta para frente com a palma da mão virada para baixo. Estando a bursite localizada na parte posterior do ombro, a dor se manifesta pela torção do braço em ambas as direções. Pode haver também uma sensação de “mordida” num determinado ponto do movimento do ombro.

É difícil distinguir a dor da bursite e a de um estiramento de músculo ou tendão. A principal diferença é que a Segunda se manifesta pelo acionamento ou alongamento do músculo, ao passo que a primeira está relacionada com o movimento do ombro, mesmo estando você completamente relaxado, por exemplo se deixa os braços oscilarem à deriva na superfície da água numa piscina. A bursite pode tornar-se mais dolorosa, se o problema se agravar, mas a dor será sentida sempre no mesmo lugar, toda vez que a bolsa é contraída numa posição que a irrite.

Fonte: www.digiprotector.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário