domingo, 25 de julho de 2010

Treinamento intervalado e redução de gordura localizada em mulheres

Sabe-se que o excesso de gordura corporal além de ser fator de risco para diversas doenças, prejudica o desempenho físico, pois limita os movimentos e induz à fadiga precoce devido à sobrecarga que impõe ao organismo. Neste estudo o objetivo foi analisar a evolução da redução da composição ponderal em mulheres inseridas no mercado de trabalho.

O treinamento intervalado consiste na aplicação repetida de exercícios e períodos de descanso de modo alternado (Brooks, 2000). Sua prescrição fundamenta-se na intensidade e tempo de duração dos exercícios, menor volume e maior intensidade, nos respectivos intervalos de recuperação, na quantidade de repetições do intervalo exercício-recuperação e freqüência de treinamento por semana (Fox, 1992). Foram avaliadas vinte e duas (22) mulheres adultas na faixa etária de 18 a 40 anos, freqüentadoras dos programas de atividades físicas em academia. As voluntárias são todas alunas da Academia Nova Geração/CREF0001-DF, localizada na cidade de Ceilândia, Distrito Federal.Todas as participantes deram seu consentimento por escrito para participarem do estudo, após receberem todas as informações sobre o trabalho. As vinte e duas alunas foram submetidas a uma avaliação antropométrica inicial onde foram registradas as dobras cutâneas, medidas através de um adipômetro (CESCORF), conhecendo assim, seus respectivos percentuais de gordura (POLLOCK - 3 DOBRAS). A freqüência de trabalho foi estipulada em cinco sessões de treinamento por semana, onde foram realizados trabalhos aeróbios. O trabalho aeróbio foi estipulado no sistema de treinamento intervalado, proposto por uma atividade de 40 minutos em esteira (Yozda 9500), devendo ser atingido 90% de sua freqüência cardíaca máxima, estipulada pela equação de JONES em cada estímulo de trabalho, sendo, que ao chegar na freqüência de trabalho estipulada, a intensidade diminuiria até se obter uma freqüência cardíaca (POLAR) entre 120 e 130 bpm (faixa de recuperação).

Após 12 semanas de treinamento as alunas foram submetidas a uma nova avaliação antropométrica (POLLOCK - 3 DOBRAS) e tiveram seus percentuais de gordura comparados, analisando os resultados obtidos no início do estudo com os resultados obtidos em seu final. A amostra apresentou uma média de idade de 32,11 + 6,61. Na avaliação antropométrica inicial a média encontrada para o percentual de gordura das alunas avaliadas foi de 30,94 + 5,91. Nas avaliações finais as medidas encontradas após um novo teste antropométrico foram de 27,21+ 4,55 referente ao percentual de gordura após 12 semanas. A análise estatística do resultado do grupo avaliado observou-se uma diferença significativa (p<0,05),onde a diferença entre as médias foi de 3,73% de gordura.

Fonte: Michel Santos Silva - Especialista em Fisiologia do Exercício e Avaliação Morfofuncional
http://www.efdeportes.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário